Zona Azul desafogará trânsito de Porto Velho

Escrito por
Atualizado: junho 18, 2019

Após aprovação do projeto ontem (17/06) da Prefeitura de Porto Velho na Câmara Municipal de Vereadores que autoriza a exploração de vagas de estacionamento nas áreas comercial das vias públicas da capital,  através do sistema Zona Azul que deverá ser instalada em breve na cidade.

Atualmente é praticamente impossível encontrar uma vaga disponível para estacionar no centro de Porto Velho em horário comercial. Motoristas rodam quadras e quadras para achar uma vaga sem falar que comerciantes acabam perdendo clientes que desistem de comprar algo por não haver vaga de estacionamento.

Algumas empresas para ajudar facilitar no trânsito, também instalaram estacionamento privativo para seus clientes uma alternativa para tentar desafogar as ruas,  investem em terrenos laterais ou na frente do estabelecimento.

O sistema ainda poderá resolver outras polêmicas como carro em fila dupla, estacionamento de caminhões e carretas de carga e descarga.

Zona Azul
O sistema Zona Azul  funciona assim: o motorista paga para utilizar uma vaga em via pública.  O decreto nº 62.926 do Código Brasileiro de Trânsito estabele a regulamentação deste tipo de atividade no artigo 37, inciso I, que “compete aos Municípios, especialmente: regulamentar o uso das vias sob sua jurisdição, considerando o disposto no art. 46”.

A Zona Azul vem para botar ordem no estacionamento rotativo da capital.

AUTOR: MÁRCIO MARTINS – FOLHA RONDONIENSE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.