Atualidades

Sintero repudia a falta de compromissos do governo do estado com a educação

O SINTERO vem a público manifestar a indignação e a revolta dos profissionais da educação com a falta de compromisso e o descaso do Governo do Estado com o ensino público.

Recentemente a sociedade rondoniense assistiu a mais um show de propaganda política e de promessas com o único propósito de jogar nuvem de fumaça, durante o período eleitoral, sobre a realidade dramática em que se encontra a rede estadual de ensino.Muito diferente do que mostrou a propaganda oficial, os trabalhadores em educação possuem os piores salários do Estado.

O governador Confúcio Moura é um forte candidato ao posto de governante que mais promete e que menos cumpre seus compromissos com a educação. A mentira nunca consegue ir muito longe, e não se consegue enganar toda uma categoria por muito tempo.

Como se não bastasse o achatamento salarial e as sucessivas promessas não cumpridas durante o primeiro mandato, o governador Confúcio Moura inicia seu segundo mandato sem mudar uma vírgula nessa prática nefasta de mentir, enganar, enrolar, e deixar o tempo passar.

Ainda em julho de 2013, como condição para suspender uma greve que durou mais de 40 dias, o governo firmou compromisso com os trabalhadores em educação, de aumentar os salários em 6% em janeiro de 2015. Os prejuízos inflacionários de 2014 seriam discutidos na pauta de 2015. A greve de 2013 foi justamente para cobrar compromisso firmado pelo governo em 2011 e 2012.
Enquanto os trabalhadores em educação sofrem com os baixos salários, o governo continua com os mesmos argumentos, de que não há recursos para corrigir enormes distorções salariais existentes no Executivo estadual, enquanto o dinheiro público jorra em escândalos de corrupção e escorre pelo ralo da incompetência e da falta de gestão.

Algumas das consequências desse abandono da educação são a falta de estímulo para atrair novos profissionais, e uma categoria cada vez mais desvalorizada, mal remunerada e insatisfeita.

Os nossos profissionais da educação estão chegando ao limite de suas capacidades físicas e mentais, resultado de um profundo desgaste após décadas de dedicação sem reconhecimento. Muitos estão adoecendo ou chegando à aposentadoria, e não há perspectivas de renovação do quadro.
Mais um ano letivo tem início e os problemas se avolumam. Os trabalhadores em educação não vão suportar mais uma promessa não cumprida e nem mais uma justificativa esfarrapada do governo.

A Secretária de Estado da Educação tomou posse com o discurso de que conhece os problemas por pertencer à categoria. No entanto, mais de dois meses já se passaram e não aconteceu nenhuma mudança para melhor. Uma demonstração desse descaso é o fato de que a direção do Sintero encaminhou ao governo a pauta de reivindicações de 2015, aprovada em assembleia pela categoria, mas até agora não houve qualquer discussão sobre o assunto.

O Sistema Diretivo do Sintero, reunido nos dias 06, 07 e 08/02, definiu, como encaminhamento, a convocação da categoria para uma ampla discussão e adoção de estratégias de luta. Nos próximos dias os trabalhadores em educação serão convocados através de assembleias em todas as Regionais para fazer uma avaliação e indicar quais providências devem ser tomadas.

 

Fontes: SINTERO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • que o confucio não quer nada com a educação ja sabemos. Que o sintero tambem não quer briga com o governo, tambem ja sabemos.Virou um baita de um pelego, dando toda folga ao governador. Veja o exemplo do paraná? Lá, eles planejam antes do inicio do ano letivo; aqui, reumem apos o inicio, lá no minuano, na maior farra

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com