SINE MUNICIPAL – Prefeitura faz mutirão para captar vagas no mercado de trabalho

Escrito por
Atualizado: maio 10, 2017

Objetivo é estreitar parcerias com empresários e disponibilizar postos de empregos aos adastrados

A prefeitura de Porto Velho está realizando mutirão com objetivo de captar vagas no mercado de trabalho para inserir os profissionais cadastrados no Sine Municipal em busca de emprego. O mutirão que começou na segunda feira (8) e termina na próxima sexta (12), é o segundo realizado pelo órgão e foi idealizado na gestão do prefeito dr Hildon Chaves para ajudar os trabalhadores.

Conforme explica o diretor de trabalho do Sine Municipal, Euzébio Lopes, a decisão de montar uma equipe para fazer o levantamento das vagas diretamente nas empresas é pelo fato de que muitos empresários não sabem que esse serviço realizado pela prefeitura é gratuito tanto para o empregador quanto para o pretendente da vaga disponível.

A equipe de captadores de vagas formada pelo Sine é composta de 11 profissionais. No primeiro mutirão realizado em março, foram identificadas 64 vagas abertas no meio empresarial. Além de divulgar essas vagas na imprensa, em sua própria página e no site da prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br) em busca de mão de obra qualificada, o Sine Municipal disponibiliza uma sala exclusiva para entrevistas de emprego.

No momento em que o empregador entra em contato com o Sine e disponibiliza a vaga, se houver cadastro com o perfil exigido no banco de dados a pessoa é acionada para pegar a carta de recomendação emitida pelo órgão municipal e se apresentar na empresa que está oferecendo a vaga. “Caso não tenha o profissional cadastrado, a vaga é lançada imediatamente na página do Sine”, informa Lopes. Ele acrescenta que a carta de recomendação só é emitida para os profissionais cadastrados.

Atualmente existem cerca de 50 mil profissionais cadastrados no Sine para diversas áreas. Por conta do trabalho diferenciado que vem sendo realizado na atual gestão, a quantidade de vagas preenchidas tem aumentado em relação ao ano passado. Em fevereiro, por exemplo, foram 7% a mais em relação ao mesmo período de 2016. Em abril o índice caiu um pouco, ainda assim foi de 3% a mais em relação ao mesmo mês do ano passado.

Empresários interessados em trabalhar em parceria com o Sine Municipal para disponibilizar as vagas de emprego podem entrar em contato pelos telefones 3901-3213 ou 3181, pelo e-mail sinemunicipal@portovelho.ro.br ou ainda à rua José do Patrocínio, nº 852, atrás da prefeitura, centro de Porto Velho.

Já os profissionais interessados em fazer o cadastro devem comparecer ao Sine munidos de RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. “Lembramos que a comprovação da qualificação profissional e do tempo de experiência do trabalhador deve ser feita pelo próprio empregador no momento da entrevista”, explica Euzébio Lopes.

Texto Comdecom

Comentar

Print Friendly

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *