Machadinho Do oeste: Presidente Amadeu (SOPH) fala sobre a construção do Porto de Tabajara.

Escrito por
Atualizado: agosto 10, 2019

Nova estrutura de logística desafogara o trânsito na BR 364  e facilitara o comércio com a Bolívia

O Jornalista Amadeu Hermes, presidente da Sociedade de Porto e Hidrovia (SOPH) do estado,  esteve na tarde de Sexta Feira (09.08) uma reunião  com o prefeito municipal de Machadinho do Oeste  Leomar Patrício , onde falou  sobre a pretensão do governo do Coronel Marcos Rocha em construir um porto para grãos e cargas gerais no rio Machado, Distrito de Tabajara, após a Cachoeira Dois de Novembro.

Segundo o presidente,  o  prefeito Leomar  demonstrou bastante interesse na obra,  dizendo que é mais uma obra de porte que vai beneficiar não só o município , mas toda a população da região, gerando emprego e renda.

O projeto visa criar um corredor logístico para exportações de grãos e cargas gerais para oriundos do norte de Mato Grosso (ficando à 120 km do local  do futuro porto através das rodovias RO 205 e RO 133), beneficiará também de forma direta o futuro porto internacional de Costa Marques, pois este ficará diretamente  conectado com o porto de Tabajara pelas rodovias BR 429, RO 473 e RO 133 (cerca de 640 km).

A construção do Porto de Tabajara  com toda a logística será um grande impulso na economia de Rondônia, que juntamente   com os Portos da Capital, o porto de Guajara Mirim, e o Porto de Conceição no município de Costa  Marques , todos integrados,  fará com que o sistema portuário do estado de Rondônia, seja um dos mais competitivos  do Brasil.

Além de fomentar de forma eficaz a economia dessas regiões, abrirá de forma definitiva o  comércio com a Bolívia e desafogará o trânsito de caminhões da BR 364, oriundos do Norte do Estado de Mato Grosso.

Amadeu Hermes, lembrou que a construção desse Porto  é uma intervenção pessoal do governador Marcos Rocha, que já foi encampada como uma questão pessoal pelo presidente Bolsonaro, que quer estreitar as relações bilaterais com a Bolívia.

Da Redação Folha

Jornalista Gomes Oliveira

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.