Escola pública de Manaus disputará torneio de robótica na Dinamarca

Escrito por
Atualizado: abril 20, 2017
RTEmagicC_Robotica-Manaus-2.jpg

A Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, na zona leste de Manaus, está entre as dez do país classificadas para a etapa internacional de um torneio de robótica que será realizado de 26 a 28 de maio na Dinamarca.
Das instituições selecionadas, a manauara e uma de Goiás, são as únicas públicas.
A equipe de robótica do colégio, chamada de Invictus, é composta por três estudantes de 15 anos e dois de 14 anos. Na etapa nacional, realizada em março, em Taguatinga (DF), eles se classificaram em 31º lugar.
O grupo também foi vencedor estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria ensino fundamental.

Além de um robô, os alunos desenvolveram um game educativo para computadores e celulares voltados para a preservação do Sauim de Coleira, uma espécie de macaco que corre risco de extinção.
A professora Grasielle Souza, integrante da equipe, ressalta que o animal só exite em em Manaus, Itacoatiara (AM) e Rio Preto da Eva (AM)  “Na natureza só existem aproximadamente 47 mil deles. Isso é muito pouco. Vimos que a principal ameaça parte da falta de conhecimento do animal” afirmou Grasielle Souza.
A Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho desenvolve um projeto de robótica desde junho de 2015 e conta, atualmente, com a participação de 28 alunos.
A professora Grasielle destaca a importância social da iniciativa: “a robótica mudou a realidade da nossa escola. Nossa escola fica num bairro que tem um índice de violência alto. A robótica não só trouxe para dentro da escola serviços públicos que não existiam, mas também um novo olhar da comunidade, que passou a querer a participar da vida ativa da escola.”
A estudante Laís Sampaio, de 14 anos, participa do projeto e conta que está muito feliz com a classificação da equipe para a etapa internacional do torneio de robótica. “É uma maravilha. A gente ficou muito feliz com o resultado. A gente trabalhou muito por isso. A gente desenvolveu nosso projeto que é o sauim de coleira, que só existe na região do Amazonas.”
O Torneio de Robótica First Lego League é organizado no Brasil pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). A iniciativa é direcionada à crianças e adolescentes, de 9 a 16 anos de idade, e pretende despertar o interesse deles pela ciência e tecnologia, dentro do ambiente escolar.
A etapa internacional vai contar com a participação de alunos de mais de 90 escolas públicas e privadas de várias partes do mundo.

Fonte:  EBC

Comentar

Print Friendly

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *