Diário de Uma Estudante de Medicina no Paraguai 2 – Mitos e Verdades – por Libia Pires

Escrito por
Atualizado: março 8, 2019

A Paulista Libia Pires, estudante de medicina  do 9° semestre de medicina (5° ano) da Universidad Maria Auxiliadora  que além  de aluna é  promotora da Universidade, e faz  captação gratuita de alunos estrangeiros que tem um sonho em fazer medicina no Paraguai , nesse artigo desmistifica várias dúvidas que povoam a cabeças dos estudantes brasileiros e da América latina  e que envolve a questões cruciais de como fazer medicina no Paraguai, Vejam

1- É verdade que para estudar medicina no Paraguai não tem vestibular?

Sim, é verdade! As instituições privadas do Paraguai não tem necessidade de realizar vestibular, é por quantidades de vagas disponíveis para cada semestre, o interessado realiza a matricula e já começa estudar.

2-  É verdade que por não ter vestibular eu preciso fazer um cursinho preparatório na instituição para ingressar em medicina?

Isso varia de acordo com a instituição que deseja ingressar, na instituição em que eu estudo e faço assessoria, não há nenhum cursinho preparatório, você já ingressa direto no primeiro semestre de medicina.

3-  É verdade que as aulas  são ministradas em português para alunos Brasileiros?

Não, isso é um mito! O idioma oficial do Paraguai é o espanhol, então sendo assim as aulas são todas ministrada em espanhol, seja para alunos Brasileiros ou de qualquer outra nacionalidade. Porém o idioma não é algo que necessite de preocupação, devido os professores falarem devagar e permitir que os alunos falem e escrevam espanhol no primeiro ano de faculdade.

4-  É verdade que quem estuda fora do Brasil tem que revalidar o diploma quando voltar ?

Sim, é verdade! Após voltar para o Brasil o médico deve revalidar o diploma, esse processo pode ser feito através do exame de revalidação chamado Revalida, ou através da complementação.

5-  Eu sou menor de idade, então eu não posso ingressar em uma faculdade no Paraguai?

Isso é um mito! Para ingressar em uma universidade no Paraguai, você deve apenas ter concluído o ensino médio. Os requisitos são os mesmos do Brasil, ser menor de idade não te impede de ingressar em uma faculdade.

6-  É verdade que quem já tem curso na área da saúde consegue eliminar matérias e até diminuir o tempo de formação?

Isso é um mito! Todos que ingressar em medicina deve iniciar no primeiro semestre, e o tempo de formação deve ser 6 anos. Convalidações de matérias só podem ser realizadas se forem de medicina para medicina.

7-  Estudar medicina no Paraguai é mais fácil do que no Brasil?

Isso é um mito! O nível de dificuldade é o mesmo que estudar no Brasil. Medicina é algo unificado, independente do país que você estude, o corpo humano, as doenças e o tratamento são os mesmo, então não se torna mais fácil por ser outro país. Muitos pensam que é mais fácil devido não ter vestibular, porém você tem que estudar em dobro para depois passar no processo de revalidação, para demonstrar que você foi capaz de se tornar um bom médico, e essa prova não existe para os que se formam no Brasil, sendo assim ambos prestam provas difíceis, o que diferencia é que uns prestam a prova para ingressar e outros depois que terminam.

8-  Eu preciso ter meu visto do Paraguai para estudar ?

Verdade! Quando vai morar em outro país, seja para qualquer finalidade é exigido um visto seja ele permanente ou temporário. No Paraguai não é diferente, todos devem ter o visto para residir no país, esse visto é feito no Paraguai e não no Brasil como em outros países. Para receber o título de médico, uma das exigências é ter o visto onde comprove que essa pessoa esteve residindo no Paraguai por 6 anos.

9-  Tem poucos alunos Brasileiros estudando no Parguai?

Mito! Nas universidades do Paraguai, 90% dos alunos são Brasileiros.

10-  Os paraguaios não gostam de Brasileiros?

Mito! Os paraguaios são muito receptivos com os estrangeiros, não sofremos nenhum tipo de preconceito por sermos de outra nacionalidade.

11-  A faculdade dura 6 anos como no Brasil?

Verdade! A universidade tem 6 anos, sendo 5 anos de sala de aula e 1 ano de internato médico. Durante esses 5 anos de sala de aula, tem aulas praticas tanto em laboratórios como em hospitais.

Por Libia Pires

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.