Dia D da vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

Escrito por
Atualizado: novembro 30, 2019

Data marca o fim da segunda fase da campanha de imunização, iniciada no dia 18, que tem como foco vacinar jovens entre 20 e 29 anos

Mais de 40 mil postos de saúde em todo o país vão abrir neste sábado (30) para o Dia D da segunda fase de vacinação contra o sarampo. O objetivo da campanha, iniciada no último dia 18, é imunizar 9 milhões de pessoas entre 20 e 29 anos.

O Ministério da Saúde ressalta que, dentro desse grupo, mesmo quem já tomou uma dose da vacina deve tomar outra, pois são duas doses que protegem contra a doença. Gestantes não podem ser vacinadas contra o sarampo.

Em todo o Brasil, foram confirmados mais de 5.600 casos desde o início da epidemia de sarampo. No entanto, números mais atualizados do estado de São Paulo, o mais afetado, mostram 12.727 mil registros em território paulista.

O governo paulista contabilizou ainda 14 mortes decorrentes da doença, sendo metade delas de menores de cinco anos.

Um dos motivos que justificam a necessidade da imunização de jovens adultos é que muitos deles tomaram apenas uma dose da vacina na infância, explica o médico infectologista Francisco de Oliveira Junior, do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo.

“Os adolescentes e adultos jovens de hoje tomaram apenas uma dose depois dos 12 meses, sendo que eram necessárias duas doses para a proteção”.

O médico Jorge Kalil, coordenador do Instituto de Investigação em Imunologia, afirma que “o adulto jovem circula muito e pode levar [o sarampo] para grupos de risco, até mesmo em casa. E é um grupo que é difícil chamar para as campanhas de vacinação.”

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.