Rondônia é o terceiro maior produtor de algodão na Região Norte

Escrito por
Atualizado: abril 15, 2019

Com colheita estimada em 6,4 mil toneladas de algodão em pluma, cultivados em 4.500 hectares, Rondônia se posiciona como o terceiro maior produtor da cultura na região Norte do Brasil, atrás apenas de Roraima e Tocantins, com 10,5 e 7,1 toneladas, respectivamente. O volume rondoniense representa 26,7% do total produzido na região que chega a um total de 24 mil toneladas. Os dados podem no 7º Levantamento da Safra de Grãos da Safra 2018/2019 publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Instituído em 2005, o estado saiu da zona de exclusão para o plantio da cultura. “A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) autorizou em 4 de outubro do ano passado a semeadura do algodão em Rondônia”, relembra o superintendente da Conab no estado, Anderson Conceição Gomes. “Atualmente, o plantio está concentrado no município de Vilhena e já no primeiro ano de cultivo os agricultores rondonienses disputam o posto de segundo maior produtor com Tocantins”.

Outro produto de destaque na safra do estado é o milho, que de acordo com o levantamento da Conab deve ter uma produção 12,7% superior à safra passada, chegando a cerca de 837 mil toneladas do cereal, caso as condições climáticas se mantiverem favoráveis até o final do ciclo da cultura. O incremento na produção é justificado pelo aumento em 20% na área cultivada da 2ª safra do grão, que representa 96% da colheita no estado.

FONTE: RONDONIAGORA.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.