Programa Descarte Zero, da Vetoquinol, ajuda produtor a evitar condenação do leite no laticínio

Escrito por
Atualizado: setembro 7, 2019

A pecuária leiteira têm à sua disposição um arsenal de produtos para saúde animal das vacas, processo indispensável principalmente para o tratamento e controle de doenças que causam prejuízos econômicos significativos e afetam o bem-estar e a produtividade dos animais. Atenta as essas necessidades, a Vetoquinol Saúde Animal, uma das líderes mundiais em saúde animal, criou o Soluções Verdes, pacote de soluções que ajuda os produtores a minimizarem perdas devido a resíduos de medicamentos na hora de enviar o leite para os laticínios.

O programa Descarte Zero faz parte deste pacote e envolve orientações práticas e vários produtos para saúde animal das vacas, que não comprometem a composição do leite e podem ser utilizados até o dia anterior à ordenha e consequente envio do leite para a indústria. “A presença de resíduos de medicamentos é um dos principais itens responsáveis pelo descarte do leite. O ideal é a utilização de produtos com descarte zero, sem período de carência”, explica Lucas Tonelli, gerente de produtos para bovinos da Vetoquinol.

A fazenda Lagoa Dourada, de Nico Biersteker (Arapoti, PR), participa do programa Descarte Zero desde 2018. Seus animais usam Acura, antimicrobiano da Vetoquinol de dose única, ideal para o tratamento das infecções das vacas em lactação. “Dos 800 animais em minha propriedade, 350 fornecem leite. Até ano passado, eu utilizava um antibiótico de três doses. Após as aplicações, ainda precisava esperar cerca de cinco dias para utilizar o leite produzido. Portanto, uma quantidade considerável de leite era descartada. O prejuízo era alto”, conta Nico.

Com a utilização de Acura, o descarte zerou. “Não perco na produção porque mesmo durante o tratamento é possível aproveitar o leite, já que a carência é zero. Também ajuda o fato de ser um produto de dose única, pois facilita o manejo. Além disso, o custo benefício é bom”, complementa Nico Biersteker.

Além de Acura, a Vetoquinol tem em seu portfólio uma completa linha de soluções para a saúde dos rebanhos com carência zero no leite. São eles: Tolfedine CS, Eprino Pour-On, Tanitop IGR, Polijet HD,  Novatack Pour-On: Toxolin e Novatack Gold.

 

Pacote completo para o produtor de leite: O programa Descarte Zero, do Soluções Verdes Vetoquinol, inclui, também, recomendações úteis para os produtores evitarem perdas na hora de entregar o leite aos laticínios. “Entre essas ações, oferecemos treinamentos, palestras, dias de campo, auxilio no diagnóstico de doenças para definição de protocolos de tratamento de doenças e elaboração e implementação de estratégias para o controle de enfermidades causada por bactérias, parasitas e vetores”, informa Lucas Tonelli.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.132 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). Site: www.vetoquinol.com.br

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.