Agronegócio

Produtores rurais do Rio Grande do Sul valorizam meios de comunicação tradicionais, mas também estão conectados no mundo digital, aponta pesquisa da ABMRA

Workshop da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio atraiu empresários do agronegócio e profissionais de marketing e comunicação e discutiu os hábitos de mídia dos produtores rurais gaúchos.

O avanço das redes sociais tem sido notório para o consumo de informação, inclusive no agronegócio, mas revistas e jornais, além da televisão e do rádio, ainda têm grande credibilidade na hora dos produtores rurais buscarem conhecimento e informação relevante para a atividade no Rio Grande do Sul. Os dados são da pesquisa “Hábitos do Produtor Rural”, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A) em parceria com FNP/Informa. Foram entrevistados 2.835 profissionais do campo em 15 estados – os gaúchos correspondem a 12% da amostra.

O anúncio destes e de outros dados relativos aos hábitos dos produtores rurais gaúchos foi o tema central do workshop realizado pela ABMR&A na sede da FARSUL, em Porto Alegre. Segundo Donário de Almeida, conselheiro da entidade e mediador do debate, a pesquisa representa um raio-x do consumo no campo. “Seu objetivo é identificar o perfil dos produtores rurais brasileiros, incluindo seus hábitos de compra e seu envolvimento com as novas tecnologias e as mídias. A contemporaneidade dos dados levantados é essencial para complementar as discussões sobre o futuro econômico do país”, explica Donário.

O presidente da entidade, Jorge Espanha, destacou que a equipe da Informa/FNP foi a campo para saber se os produtores costumavam se informar por meio de jornais – impresso ou digital – ao menos uma vez por mês e 62% dos entrevistados disseram que sim. No caso das revistas, 43% afirmaram ler ao menos uma vez por mês. Os meios de comunicação mais acessados pelos produtores gaúchos são tv e rádio, com 89% e 88%, respectivamente.

“Durante o workshop reforçamos um dos dados mais importantes levantados pela pesquisa: a internet chegou permanentemente ao campo, e isso não tem mais volta. A informação é acessada de forma imediata e diminui as barreiras geográficas com a tecnologia”, pontua Marcelo Claudino, diretor de Inteligência de Negócios do Grupo Informa/FNP.

De acordo com Alberto Meneghetti, diretor de Tecnologia e Inovação da ABMRA, a pesquisa mostra que a combinação de mídias, a chamada comunicação integrada, aparece como a melhor solução para as empresas do agronegócios atingirem em cheio o seu público-alvo. “A combinação de diversas plataformas pode seu usada como forma de expandir o alcance da mensagem, pois está claro que há demanda para todas elas. A questão central é adaptar o conteúdo para cada meio de comunicação de forma eficaz”, complementa Meneghetti.

O marketing e a comunicação como um todo passam constantemente por transformações, assim como o agronegócio brasileiro. “O desafio é estar sempre preparado para a próxima mudança, além de estar aberto para as novas formas da informação. Seja por redes sociais, jornais, revistas, televisão, rádio, aplicativos de troca de mensagens e eventos técnicos, as empresas do agronegócio têm diversas opções para estar mais próximas dos produtores interessados em conteúdo de qualidade e personalizado para a sua rotina nas propriedades rurais”, finaliza Jorge Espanha.

Sobre a ABMRA

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio foi fundada em 1979 e reúne representantes de todos os elos da cadeia da produção de alimentos, como Cooperativas, Indústrias de Insumos, Bens e Serviços, Veículos de Comunicação, Agências de Propaganda, Empresas de Pesquisas e Empresas de Consultoria.

Além de criar um ambiente positivo de troca de informações e relacionamento, a ABMRA ajuda a difundir as boas práticas do marketing rural e a criar oportunidades de negócios para os associados. A entidade apoia os principais eventos de Agronegócio e promove palestras, workshops e congressos para atualizar dos profissionais da cadeia produtiva.  Para saber mais sobre a ABMRA acesse: http://www.abmra.org.br/2016/

Siga a ABMRA nas redes sociais (FacebookTwitter e Instagram) e fique por dentro das atividades promovidas pela entidade.

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com