Peso médio elevado marca a etapa de Nanuque (MG) do Circuito Nelore de Qualidade, da ACNB

Escrito por
Atualizado: dezembro 5, 2018

Grupo Matsuda premiou primeiro colocado com uma tonelada de suplementos minerais

 

O município de Nanuque (MG), localizado na microrregião do Vale do Mucuri – nordeste de Minas Gerais, recebeu pela primeira vez o Circuito Nelore de Qualidade. A avaliação ocorreu na unidade do frigorífico Frisa, no dia 22 de novembro. A iniciativa é da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com o apoio da Associação Mineira dos Criadores de Nelore e patrocínio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

A etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Nanuque proporcionou aos criadores mineiros a possibilidade de avaliar o desempenho produtivo do seu gado com base em três características com foco na produção de carne: idade, peso médio e cobertura de gordura na carcaça. A ação oportuniza, também, os pecuaristas a analisarem a eficácia de seus métodos de criação, manejo e genética utilizada.

Dos 518 animais abatidos, destaque para o elevado peso médio: 443 dos bovinos (85,5% do total) pesaram entre 18 e [email protected] A precocidade dos animais também chamou a atenção:  430 deles (83,1%) possuíam entre 0 e 4 dentes incisivos permanentes.

Nanuque e cidades vizinhas têm rebanho superior a 145 mil bovinos. A atividade tem papel relevante na economia local. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Nanuque, o segmento pecuário tem se alavancado com técnicas de manejo de pastagens e fertilização, bem como a mineralização do rebanho, visando maior produtividade.

“O perfil de Nanuque combina com os objetivos do Circuito Nelore de Qualidade. Incluir novas regiões na avaliação é importante para analisar a qualidade do gado Nelore criado em diversos pontos do país. Trabalhamos para a expansão dessa iniciativa importante como forma de nos aproximar dos produtores e, assim, contribuir cada vez mais com a cadeia produtiva de carne de qualidade”, destaca Guilherme Alves, gerente de produtos da ACNB e responsável pela ação.

Vencedores: Lucia Maria Nunes Coelho, da Fazenda Paquetá, foi a vencedora da etapa de Nanuque do Circuito Nelore de Qualidade, com 10.821,42 pontos. A segunda colocação ficou com Arthur Arpini Coutinho, que somou 10.126,39 pontos. O terceiro colocado foi Dalton Dias Heringer, que totalizou 7.831,91 pontos.

“A conquista da primeira colocação na etapa é muito gratificante, pois reflete e valoriza a qualidade do nosso projeto. Com essa oportunidade, avaliamos o nosso gado e verificamos, com satisfação, que estamos no caminho certo, com animais de ótimo rendimento de carcaça e altamente produtivos. Estamos extremamente satisfeitos e pretendemos nos aperfeiçoar cada vez mais”, diz Ricardo Nunes Coelho, filho de Lucia Maria Nunes Coelho, proprietária da fazenda Paquetá e vencedora da etapa.

Para Saulo Bastos de Souza, gerente de pecuária de Arthur Arpini Coutinho, segundo colocado, o Circuito Nelore de Qualidade estimula a melhoria na pecuária. “Essa iniciativa da ACNB é extremamente benéfica, pois permite a nós, produtores, olhar para dentro de nossas fazendas e entender que trabalho estamos realizando no dia a dia. Consideramos nosso desempenho na etapa de Nanuque como positivo e de grande valor, mas entendemos que podemos superar os resultados obtidos. Essa competição nos estimula a melhorar nos pontos não atingidos, a fim de produzir animais melhores, mais jovens, bem acabados e com desempenho superior.”, finaliza Saulo.

Palestras e debates: No dia 23 de novembro, A ACNB, em parceria com suas associações regionais conveniadas, Nelore Minas e Nelore Capixaba, e o apoio do Grupo Matsuda e frigorífico Frisa, promoveram um intenso dia de debates acerca da produção de carcaças bovinas e carne de qualidade, pastagens, além da apresentação dos dados do abate realizado e entrega dos prêmios aos campeões da etapa. Com um público estimado de 120 pessoas, o evento contou com palestras do médico veterinário da Matsuda, dr. Matheus Dantas, e dos zootecnistas Pedro Veiga Rodrigues Paulino, dr. Humberto Wernersbach Filho, da Fertilizantes Heringer, e Guilherme Alves, da ACNB. A programação diária contou ainda com a presença do presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, dr. Nabih Amim El Aouar.

Para mais informações sobre o Circuito Nelore de Qualidade, acesse www.nelore.org.br; telefone (11) 3293-8900 e no e-mail[email protected].

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.