Jornada de Capacitação traz novas experiências para a pecuária leiteira na região Cone Sul

Escrito por
Atualizado: novembro 8, 2017

Novidades, soluções e trocas de experiências com foco na pecuária leiteira. Este foi o tema de discussão entre os extensionistas da Emater-RO da região do Cone Sul do estado e o técnico da Ourofino saúde animal, Marcelo Feckinghaus, durante a capacitação realizada no auditório da Câmara Municipal de Cerejeiras, nos dias 24 e 25 de outubro.

A 1ª Jornada de Capacitação contou com atividades teóricas e práticas dando aos participantes uma visão mais clara e objetiva das atividades apresentadas durante o curso. Além dos 15 extensionistas dos sete municípios que compõe o escritório regional do território Cone Sul, alguns produtores convidados tiveram a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em atividades voltadas para o manejo da bovinocultura de leite.

Os treinamentos foram realizados em duas etapas: a primeira foi realizada no dia 24, com duração de aproximadamente 8 horas, explanou a parte teórica sobre controle e tratamento de mastite clinica, manejo de ordenha, protocolo de secagem de vacas e controle de contagem de células somáticas. “O palestrante explanou os métodos indicados e os técnicos que participaram interagiram com o palestrante, tirando suas dúvidas”, explica um dos extensionistas participantes.

Ainda durante a parte teórica foram explanadas informações teóricas sobre criação de bezerros, colostragem, pneumonias, diarreias, endoparasitas, tristeza parasitária em bovinos, onfaloflebites, poliartrites e ectoparasitas entre outros assuntos relacionados com a pecuária leiteira.

Aulas práticas: visão mais clara e objetiva das atividades.
Aulas práticas: visão mais clara e objetiva das atividades.

No dia 25 os participantes foram deslocados para a propriedade do produtor rural Cícero Lopes Frazão, localizada na 3ª Eixo, próxima do município de Cerejeiras, para trabalharem a parte prática do curso. “O palestrante Marcelo iniciou os trabalhos no curral da propriedade falando sobre a estrutura física da propriedade e sugeriu algumas adequações simples de baixo custo que seriam possíveis de serem feitas, tanto no curral quanto na sala de ordenha”.

Sobre o manejo de bezerros, com a oportunidade de visualizar os animais existentes da propriedade, o técnico da Ourofino ressaltou a importância da sanidade animal tanto para os bezerros quanto para o rebanho como um todo.

Cícero Frazão, que administra a propriedade em sociedade com seu filho Rafael, colocou o seu rebanho à disposição da equipe para que os extensionistas, juntamente com o técnico instrutor, como parte da atividade da Jornada, fizessem uma avaliação dos animais. Também foi feito uma prática com o Califórnia Mastite Teste (CMT) – teste utilizado para identificação de vacas com mastite.

A Jornada foi de grande valia tanto para os técnicos como para os produtores participantes ficando já acertada uma nova etapa prevista para ser realizada em fevereiro do próximo ano.

 

Fonte: Emater-RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *