Agronegócio

Agroconsult estima safra de soja em 113,3 milhões de toneladas

Clima favorável e tecnologia resultam em produtividade recorde e maior produção da história

A combinação de boas condições climáticas com o uso intensivo de tecnologia criou o cenário ideal para o desenvolvimento da maior safra de soja já registrada no Brasil. A explicação foi dada pelo sócio diretor da Agroconsult, André Pessôa, ao anunciar a estimativa de colheita da safra recorde de 113,3 milhões de toneladas de soja, elaborada com base nos levantamentos feitos em campo pela expedição Rally da Safra.

O volume da safra de soja estimado pela Agroconsult é 18% superior ao registrado na safra passada (96,3 milhões de toneladas). A área plantada mostrou aumento de 2%, saindo de 33,3 milhões de hectares para 33,9 milhões de hectares. A última estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou a safra de soja em 107,6 milhões de toneladas.

Segundo André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra, o que mais chamou a atenção dos técnicos na expedição foi a produtividade recorde de 55,8 sacas por hectare – contra 48,2 sacas por hectare na safra passada – consolidando os indícios apresentados no campo na edição do ano passado, quando o clima não permitiu que as lavouras atingissem todo seu potencial produtivo. “Este ano, as chuvas ocorreram mais cedo e foram constantes durante toda a safra, e os produtores aproveitaram para plantar cedo e colher sem atropelos na maioria dos Estados”, diz ele.

Ele relata que os técnicos do Rally detectaram em campo sinais claros de boa nutrição das plantas, como reflexo da relação de troca de insumos bastante favorável ocorrida no ano passado, quando foram adquiridos os fertilizantes utilizados nas lavouras; baixa incidência de pragas e doenças, que também pode ser associada à melhoria significativa das práticas de controle fitossanitário; e ampliação significativa da presença de materiais genéticos altamente produtivos, como as variedades Intacta, RR e mesmo as convencionais.

Outro fator que chamou a atenção durante a safra foi o bom andamento da colheita em quase todas as regiões, exceto durante um período muito chuvoso no Oeste e Norte do Mato Grosso no final do mês de janeiro. Isso ocorreu mesmo diante de uma safra tão grande, devido à adequada disponibilidade de colheitadeiras, fruto dos investimentos dos últimos anos.

A logística também foi um fator positivo na safra 2016/2017 de soja, pois, mesmo com a colheita acontecendo mais cedo este ano, os meses de janeiro, fevereiro e março registraram volumes recordes de exportação sem que houvesse episódio de gargalo generalizado, com exceção de uma semana de interdição da BR 163 em direção ao porto de Miritituba, diz ele.

Outro ponto destacado pela Agroconsult para o bom o desempenho de produtividade foi o peso de grãos registrado em todas as regiões, resultante do clima adequado, sobretudo a predominância de dias quentes com noites mais amenas, aliado ao uso de tecnologia. “Diversos Estados estão batendo recordes de produção, sendo que três atingiram, pela primeira vez, a média de 60 sacas por hectare – Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além desses, há recordes no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.”

Fonte: Revista Globo Rural

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com